SIM, os professores ganham mal! SIM, os professores têm problema com salas de aulas superlotadas! SIM, os professores têm dificuldades em possibilitar um educação inclusiva e de qualidade, devido à escolas que seguem modelos arcaicos.

Mas o maior de todos os problemas que os professores enfrentam é falta de UNIÃO desta CLASSE, esquecem que são um grupo social e que se não se unem não provocam mudança alguma, acreditam que são incapazes de lutar contra um sistema falido e, com isso, acabam aceitando as mazelas do governo e dos gestores escolares. E por necessidade, é claro! Estão mais preocupados com o que podem ganhar, até mesmo na falta de um colega do que com a educação propriamente dita.

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman afirmava que nós vivemos eu uma sociedade líquida e individualista, preocupada com o próprio “umbigo” não conseguindo observar os problemas alheios, nem mesmo os dos seus iguais, e como se quisessem ainda que os seus iguais sofressem mais, mais do que eles próprios, pois isso de alguma forma pode justificar a falência da sua profissão.

Que problema podemos ter em observar a profissão do professor como um sacerdócio, que problema entender que é uma vocação! Parece que se tornou proibido sentir felicidade em se trabalhar, parece que se tornou algo de discredito acreditar no ser PROFESSOR! E tem que dirão – Eu não, eu acredito no SER PROFESSOR! Eu pergunto – Será?

Faz a si mesmo professor algumas perguntas:

1 – Em que escola realizo a minha melhor aula, na pública ou privada?

2 – Apoio as causas que envolvem o futuro da nação? Como movimentos por exemplo. Ou só estou preocupado com meu salário?

3 – Assumo a responsabilidade das minhas decisões? Como quando paralisamos pelas mudanças promovidas pela reforma das leis trabalhista e previdenciária? Cumpri e cumpro meu papel de cidadão?

4 – Acredito no meu discurso? Ou só faço para agradar “patrão”

5 – Vivo aquilo que ensino?

É fácil falar que os professores ganham mal, não são reconhecidos, e não são incentivados pelas gestões. O que cada um tem feito? Gostaria de saber o que os professore têm feito para mudar a realidade. Recentemente escutei de um educador que não adianta nada, que por ele não se faria nada, pois não ia adiantar! Fico pensado que tipo de cidadão é esse? E que tipo de cidadão esse professor vai formar?

O ESTADO, GOVERNO, GESTORES me preocupam, mas como sei que a única saída para as melhorias deste país é a EDUCAÇÃO, e neste sentido os PROFESSORES têm papel fundamental na formação do cidadão que vai mudar o BRASIL, pois se sabemos que não vamos resolver tudo da noite para o dia, precisamos fazer o que governo brasileiro nenhum fez até agora, educar para que os próximos gestores (nossos alunos) pensem em um projeto de país, e mesmo que aconteça daqui a 100 anos, não há problema, o importante é plantarmos a semente que nossos antepassados não plantaram.

Essa é só uma reflexão de algumas situações que percebi em algumas vivências, me preocupo com esse país, e amo. Não me importo se eu não vou viver a mudança que eu sonho, mas vou lutar por ela, e viver em paz sabendo que cedo ou tarde essa sociedade toma jeito.

Até breve….

 

Compartilhe