Por Lílian de Paula Santos

Guaratinguetá-SP- Toc, toc, toc!
Quem nunca temeu bater na porta do banheiro das escolas Brasil afora e encontrar o fantasma da mulher loira?

A novidade é que ela saiu de lá e ganhou as páginas de um livro muito mais emblemático que essa famosa lenda urbana, além de reunir outro grande nome na trama: Francisco Antônio Dutra Rodrigues, presidente da província de São Paulo.

Será no dia 21 de julho, a partir de 16h, no Instituto de Guaratinguetá, o lançamento do livro “A Loira do Banheiro: a Dama e o Conselheiro”.

A iniciativa é do escritor, pesquisador e filho de Guaratinguetá Diego Amaro de Almeida.

Autor de Maria Joaquina: a Senhora do Café, o autor tinha como grande anseio a publicação deste seu mais novo livro. Fato que se realizou e que ele terá o imenso prazer em partilhar bom você justamente na data de seu aniversário vitalício.

A programação do evento contará com a recepção inicial ao público; apresentação dos músicos Fernanda Santos e Juscilei Martins; bate-papo com o escritor, mediado pelo jornalista Carlos Abranches; coquetel e autógrafos.

Mas, afinal, o que motivou a escrita do livro e qual a relação da Loira do Banheiro com Maria Augusta e de ambas com o ilustre Senhor Dutra?
Foi de tanto ser perguntado que Diego Amaro buscou respostas e encontrou. A maior lenda urbana de todos os tempos é da famosa loira, que assombrando gerações desde o começo do século XX.

Maria Augusta, nascida em 1865, na Vila de Guaratinguetá-SP e tinha como pai o Visconde de Guaratinguetá. Apesar de destemida e corajosa, enfrentou preconceitos de uma sociedade e pagou um alto preço por sua postura.

Francisco Antônio Dutra Rodrigues, nascido em 1845, natural da Corte do Rio de Janeiro, construiu sua vitoriosa carreira jurídica na capital paulista. Ocupou o cargo de presidente da Província de São Paulo, cargo que nos dias atuais equivale a governador do estado.

Essa duas figuras se encontraram em vida. E uma delas, Maria Augusta, não aceitou continuar casada com Dutra, época em que os casamentos eram sempre arrumados.

A partir daí, o autor faz uma ampla pesquisa para reunir pontos importantes que mostram a ligação entre a pessoa de Maria Augusta com a lenda conhecida como a “Loira do Banheiro”.

A lenda urbana, viva no imaginário escolar brasileiro desde os primeiros anos do século XX, é um convite instigante para olharmos além do fantasma.

Informações importantes
Evento: Lançamento do Livro “A Loira do Banheiro: a Dama e o Conselheiro”
Autor: Diego Amaro de Almeida (diegoamaro.com)
Dia e local: 21 de julho, a partir de 16h, no Instituto de Guaratinguetá (Rua Visconde de Guaratinguetá, 224 – Centro)
Informações: (WhatsApp) 12- 9112-4396
Venda de livros: no local e no site – diegoamaro.com
Autógrafos: no local

Sobre o autor:

Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciado em História pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é professor dos cursos de Direito, Ciências Contábeis, Educação Física, Filosofia, História, Pedagogia e Psicologia do UNISAL – Lorena. Pesquisador do CESAPER – Centro Salesiano de Pesquisas Regionais (Prof. José Luiz Pasin). Coordenador de Redes de Cooperação e Inovação do SEMESP. Consultor em Tecnologias Educacionais do STHEM Brasil. Especialista em metodologias ativas. Membro do Instituto de Estudos Valeparaibanos. Membro da Academia de Letras de Lorena. Membro fundador do Instituto Ruth Guimarães. Sócio Honorário do Instituto Brasil Imperial. Atuou como coordenador do curso de História do UNISAL – Lorena. Presidente do IEV (Instituto de Estudos Valeparaibanos). Presidente da Academia de Letras de Lorena. Atuou também como Especialista em Tecnologias Educacionais do SEMESP. Durante 5 anos fez parte do
Laboratório de Inovação Acadêmica do UNISAL. Aplica workshops de metodologias ativas em diversas IES do Brasil. Site: diegoamaro.com.

 

Compartilhe