O Instituto de Estudos Valeparaibanos realiza a entrega das Premiações Culturais do IEV – 2018. Nos seus quase 50 anos de existência, o Instituto de Estudos Valeparaibanos nunca deixou de apoiar e incentivar os diversos trabalhos realizados em prol da região valeparaibana. Por isso, a cada ano, é necessário reconhecer aqueles que fazem do Vale do Paraíba um bom lugar para viver!

Neste ano, nossos premiados estão em diversos municípios: Lorena, Guaratinguetá, Cunha, Piquete, São José do Campos, Taubaté e São Paulo-SP.

A premiação acontece no dia 8 de dezembro de 2018, às 16h, no Salão do Júri do UNISAL – Rua Dom Bosco, 284 – Centro de Lorena – SP. O evento é aberto ao público.

Prêmio Cultural Eugênia Sereno – Literatura

O Prêmio Cultural Eugênia Sereno destina-se a destacar uma obra recentemente publicada, literária, poética ou artística, que tenha por tema ou representação aspectos, pessoas, instituições, a história e a cultura do Vale do Paraíba.

  • Categoria Romance: Robson Hasmann – Erro e Surpresa
  • Categoria Documentário Histórico: Laurentino Gonçalves Dias Jr. e Pe. Fábio Nogueira de Sá – Divino: Fé e Tradição em Cunha
  • Categoria Memória: Adilson Roberto Gonçalves – Transformações na Terra das Goiabeiras

Medalha de Mérito Paulo Pereira dos Reis

A Medalha de Mérito Paulo Pereira dos Reis destina-se a destacar o desempenho profissional de pessoa nascida ou residente no Vale do Paraíba há mais de 5 anos.

  • José Antonio Bitencourt Ferraz Membro do IEV, com forte atuação na educação e na cultura valeparaibana. Participa ativamente de diversas instituições representativas da sociedade civil: Academia de Letras de Lorena, FILACP, Rotary Club e Lions Clube. Uma vida dedicada à sociedade regional.

Distinção Cultural Paulo Camilher Florençano

A Distinção Cultural Paulo Camilher Florençano destaca os esforços pessoais ou institucionais em favor da memória regional, quer pela guarda e preservação de bens culturais, quer pela defesa constante dos valores materiais ou imateriais da cultura valeparaibana.

  • Associação de Moçambique de São Benedito de Lorena O grupo representa a resistência dos grupos étnico-raciais do País. Desde 1981, realiza diversas apresentações culturais pelo Brasil, levando consigo as tradições e a cultura da nossa região. O grupo é reconhecido como órgão de utilidade pública do município de Lorena e do estado de São Paulo.

Distinção Nelson Pesciotta de Jornalismo

A Distinção Nelson Pesciotta de Jornalismo destaca um profissional de comunicação que tenha mantido sistematicamente produções jornalísticas sobre a cultura, história ou memória valeparaibana, utilizando-se da mídia impressa ou eletrônica.

Carlos Abranches Pelas relevantes e importantes contribuições no Jornalismo Cultural. A partir dos seus trabalhos, temos conhecido o gigante cultural que é o Vale do Paraíba. Um jornalista que traz ao conhecimento público a história, a cultura e a memória regional, valorizando as coisas da terra e da gente valeparaibana.

Prêmio IEV de Mídia Cultural

O Prêmio IEV de Mídia Cultural destina-se a:

– distinguir uma pessoa ou instituição que tenha mantido sistematicamente um programa de difusão cultural legitimamente valeparaibana, utilizando-se da mídia eletrônica.

– premiar produção cultural em forma de vídeo ou filme que trate de questões culturais e ambientais do Vale do Paraíba.

  • Eduardo de Paula – O documentário “Ventos do Gomeral” mostra a simplicidade dos moradores do Gomeral, um bairro situado na região rural da cidade de Guaratinguetá-SP, encravado na maravilhosa Serra da Mantiqueira. O nome tem origem na árvore Gomeira, que já foi muito comum naquela região, mas hoje, devido ao desmatamento, só pode ser encontrada em mata fechada. Este vídeo documentário fala do surgimento do bairro, das curiosidades, dos costumes, das tradições e das formas de renda encontradas na comunidade. O intuito deste trabalho é valorizar os moradores, as histórias e as belezas locais.

Medalha de Mérito do IEV

A Medalha de Mérito do Instituto de Estudos Valeparaibanos destina-se a destacar o desempenho e os serviços prestados pelos membros do IEV à instituição.

  • Danilo Ferraz Jovem atuante e incansável, assumiu a tesouraria do IEV e, para além disso, tem realizado um dedicado trabalho cultural, organizando e participando de importantes eventos na região.
Compartilhe