Diego Amaro de Almeida | Historiador

Lílian de Paula Santos | Jornalista

Todo reinício é um resetar de vida.

E como fazer isso quando não se tem forças para lutar? Sim, a gente perde a garra após muitas perdas e são diversos os lutos que a vida nos apresenta.

A mim, o que mais pesa ainda é o luto da morte. Respiro e vivencio o amor em sua presença física.

De uns bons anos para cá, tenho me proporcionado fazer outra leitura, entender e enxergar o amor que transcende, que bate à porta do seu coração e o faz enxergar que o que é verdadeiro transpõe o tempo e todas as dimensões inimagináveis.

IMG-20200419-WA0078_1-600x338

Do ano passado para cá, pude perceber muito que é preciso aprimorar essa técnica humana para não sofrer. Confesso que são capítulos lentos de um aprendizado e que, em muitos momentos, reseto esse conhecimento adquirido e recomeço do zero. Pois o amor ensina em diversas línguas, estado de espírito e planos espirituais. E compreender tamanha complexidade e, ao mesmo tempo, simplicidade, é uma arte significativa de vida.

E é com essa palavra, RECOMEÇO, que propusemos a fazer este texto, em especial, dedicado aos inúmeros profissionais que perderam seus empregos nos últimos tempos.

Podem lhe tirar a vaga de tantos anos e até o convívio diário junto a amigos que o trabalho lhe dá, mas nunca podem furtar de você suas habilidades emocionais e sua bagagem histórica, as quais o trouxeram até onde você está.

Justamente por isso, convido e passo a palavra ao meu amigo/irmão, para que dê continuidade a este texto. É com você, Diego Amaro de Almeida.

É sempre muito bom falar sobre esses diferentes temas com a amiga que tanto ensina sobre as boas coisas da vida e os melhores caminhos que podemos tomar rumo ao que realmente nos faz bem e feliz.

WhatsApp Image 2020-05-26 at 07.51.05

Recomeçar é o tema deste nosso novo texto, e não seria tão difícil passar por recomeços se não fosse o nosso MEDO da mudança. É natural sentir medo, mas precisamos ter certa inteligência sobre esse sentimento.

Na atualidade falamos em “soft skills”, que são habilidades socioemocionais, ou seja, saber lidar com as dificuldades e diferentes problemas que a vida nos apresenta. Como diz duas antigas frases: “devemos fazer do limão uma limonada”, “enquanto alguns choram, outros vendem lenços”, ou seja, fazer do problema uma oportunidade.

E quando temos a nosso favor as habilidades emocionais, conseguimos visualizar essas questões de maneira positiva, e acredite, essas habilidades são mais importantes do que as habilidades técnicas, pois essas são fáceis de se aprender. Agora, as emocionais demandam muita força de vontade. Mas é possível aprender! E o que temos que desenvolver para alcançar essas habilidades?

O primeiro passo é saber que você NÃO ESTÁ SOZINHO! Muitos estão na mesma situação que você, e outras tantas vão querer apoiá-lo, basta você demonstrar vontade. Não é fácil recomeçar, porém, a partir do momento em que você resolve agir, as coisas vão acontecer.

A PERSISTÊNCIA é uma habilidade essencial para ser desenvolvida. As coisas têm seu tempo para acontecer e precisamos compreender o tempo das coisas, pois tudo tem seu ritmo próprio, e a NATUREZA nos ensina isso todos os dias. E para persistir, precisamos de ESTABILIDADE EMOCIONAL, não se deixar levar por sentimentos irracionais, estabelecer confiança e capacidade de lidar com o estresse. Saber que as coisas dificilmente serão como imaginávamos que seriam, mas isso não quer dizer que você precisa abandonar seu sonho. Talvez, o que será exigido de você será a CRIATIVIDADE, e pasmem, criatividade também pode ser aprendida. Ela será uma das chaves para a solução de problemas.

Considero a COMUNICAÇÃO outra chave, mas para que ela realmente funcione, primeiro preciso desenvolver uma escuta empática. Quando alguém fala, eu realmente preciso ouvir, pois, como vou dizer o que é preciso, se já nem me lembro do que a pessoa disse; afinal, eu estava pensando em situações que só correspondem a mim no momento daquela fala. Se escuto, tenho a oportunidade de oferecer a melhor resposta, isso vale para produtos que desejo vender, por exemplo. O que seu cliente realmente deseja? ESCUTE para depois COMUNICAR.

E o mais simples e, ao mesmo tempo, mais complexo, seja GRATO! A revista FORBES publicou os seguintes dados com relação à gratidão.

Os benefícios da gratidão são extensos. Pesquisas revelam que aqueles que são gratos têm as seguintes vantagens:

– Redução nos níveis de estresse;

– Maior sucesso na carreira;

– Maior autoestima;

– Melhores relacionamentos;

– Mais empatia e menos agressividade;

– Melhor saúde física;

– Mais otimismo em relação ao futuro e mais positividade em relação à vida como um todo.

Fonte: https://forbes.com.br/carreira/2018/11/como-a-gratidao-pode-melhorar-aexperiencia-no-trabalho/. Acesso em: 14 de agosto de 2020.

Então, aqui podemos dividir uma importante reflexão: precisamos, sim, de habilidades técnicas, mas também de habilidades emocionais. Assim, podemos ir mais longe e melhor, completos e felizes com aquilo que realizamos e podemos realizar

Compartilhe