A exemplo da expressão “Lavando a Égua”, TEM CAROÇO NESSE ANGU também teve sua origem nos tempos da escravidão.

Segundo o Barão de Paty do Alferes, em relato registrado por um cunhado, os escravos precisavam ser bem alimentados para realizar seus trabalhos com maior vigor. Para os escravos estarem dispostos e fortes, tinham que receber ao menos 3 refeições de fubá (angu) por dia, que os manteria nutridos e saudáveis.

Sendo assim, o fubá era um dos alimentos mais servidos aos escravos.

O angu era preparado por escravas na cozinha da casa grande, e no preparo elas escondiam pedaços de carne no alimento que seria servido aos escravos. Se alguém observasse a refeição, perceberia que havia caroço no angu.

Desta maneira até os dias de hoje, quando acreditamos que alguém está escondendo alguma coisa dizemos TEM CAROÇO NESSE ANGU.

Nosso cotidiano está repleto de situações que nos remetem a fatos pitorescos de nossa história. Muitas vezes repetimos frases feitas sem nem imaginar a origem delas. Conhecer as expressões populares nos permite compreender melhor a sociedade em que vivemos.

Através desta, por exemplo, conseguimos visualizar maus tratos realizados no nosso passado aos escravos, em relação à alimentação.

Compartilhe