Faz tempo que não falo em expressões populares, e já estava com saudades! Resolvi (re)começar por esta: “O diabo sabe pra quem mostra a cara!”

Apesar de não conseguirmos informações claras, quanto à origem desta expressão, podemos entender : os nossos inimigos não mostram a cara para quem tem condições de enfrenta-los e puni-los pelas injustiças. Para explicar melhor como entendo essa expressão, escolhi o mundo do trabalho, mesmo que eu ainda incorra de alguma imprecisão.

No mundo do trabalho temos muitos diabos que tendem a fazer dos nossos dias terríveis. De forma desonesta, agem na obscuridade, procuram formas de nos alcançar por meio de fofocas ou punições sem sentido, mas nunca, nunca se apresentam, pois sabem a mediocridade de suas posições. E por isso, sabem exatamente para quem se mostrar, para que não sejam desmascarados e julgados pelos seus atos e sua incompetência.

Por várias vezes, já ouvi e li sobre  situações que devemos fazer o errado para alcançar o que é certo! Não deveria ser assim, mas às vezes não nos dão escolhas e fazem com que precisemos agir dessa maneira.

Nos últimos meses tenho visto tanta injustiça com quem realmente faz um bom trabalho, que não sei até quando vamos aguentar calados. Que tempos são esses em que o errado parece ser o certo? Em que não fazer parece que tem muito mais valor do que fazer? Eu poderia aqui  estar falando de governo, mas não, aqui falo de gestão.

Há gestores e gestores, aqueles que agem como líderes e querem que você alce vôos mais altos, que te dão apoio para que você possa ir fazer mais e melhor dia a dia (tenho conhecido grandes gestores assim), afinal, cada nova conquista sua é uma nova conquista para a empresa. E temos outro tipo: o medíocre, que vigia,  que pune pelas ações, o fato de trabalhar melhor do que ele incomoda. Para esse gestor, é melhor “caçar” um colaborador, do que perceber o quanto ele pode agregar e colaborar com um projeto ou uma ideia. Desvalorizam o bom, valorizam o medíocre, afinal é na mediocridade que esse gestor se reconhece – por que nunca irá alcançar a competência, garra e justiça daqueles a quem ele agride.

Fico triste ao me deparar com essas situações. Como diz o dito popular, – o diabo sabe para quem mostra a cara! E quando não se mostram, usam outras pessoas.

Essas minhas linhas estão aqui quase que em condição de desabafo. Até quando vamos permitir que aquele que não faz prospere e o que faz seja punido? Falta de justiça, falta de percepção, ou falta de caráter mesmo. Há lugares que por sua filosofia deveriam ser mais atentos a situações assim. Como é duro admitir a falta de humanidade de onde esperamos outra coisa.

Como é triste ver pessoas boas e competentes partindo ou desejando partir. É impossível suportar tantas injustiças com relação à sua dedicação e integridade. O pior de todos os assédios morais! Você não precisa reconhecer o bom trabalho se não quiser, mas deveria ao menos permitir que ele acontecesse.

Afinal, a continuidade e crescimento de uma organização não é o que se espera! Acredito que um pouco de lógica bastaria. Porém, a mediocridade humana e a gana pelo poder fazem essas atrocidades e desestimulam as pessoas mais fortes.

 

Compartilhe