Na última sexta-feira (9), o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e o IEV (Instituto de Estudos Valeparaibanos) realizaram uma roda de conversa sobre a formação e a identidade da cidade de Lorena-SP. Com a participação do IEV Jovem, o evento apresentou temas referentes à construção histórica do município, representado por alunos e ex-alunos do curso de História do UNISAL: Abraão Cesar Francisco, Leonardo Rolim e João Gabriel Macedo.

Formado em História, Abraão Cesar apresentou o contexto histórico dos salesianos e falou sobre sua atuação, sobre os aspectos que influenciaram a formação da Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena e sobre sua importância para o município e para a constituição do IEV.

João Gabriel Macedo falou sobre a atuação dos povos nativos na formação de Lorena e do Vale do Paraíba, salientando a dificuldade de realizar sua pesquisa, devido à falta de informações e trabalhos relacionados ao tema. Falou, ainda, da importância de Paulo Pereira do Reis e Hugo Di Domenico nos primeiros passos de sua pesquisa.

Leonardo Rolim tratou da aviação no município de Lorena. Apesar de a Escola de Especialistas em Aeronáutica estar localizada na vizinha Guaratinguetá, a aviação teve papel significativo em Lorena, principalmente em 1932, quando São Paulo travava uma guerra com o resto do Brasil em busca da promulgação de uma constituição. Também falou das ruínas do aeroporto, quase esquecidas na Floresta Nacional de Lorena.

Tive a oportunidade de mediar esta mesa, de aprender com nossos jovens pesquisadores e de conhecer um trabalho que está sendo realizado com empenho e responsabilidade. Foi interessante participar de uma mesa na qual o foco não foram os Barões do Café, e sim outros aspectos tão importantes quanto, mas que dificilmente são tratados em nossas rodas de conversa e em nossas pesquisas. Os meninos convidaram-nos a questionar novos pontos daquilo que estamos pesquisando, e levar esses temas à discussão é possibilitar a identidade, um fator preponderante na preservação do patrimônio regional.

Como é bom ver que nossos jovens estão preocupados e a fim de desenvolver estes temas.

Para além deste momento, o evento contou com uma mesa de abertura que tratou dos Caminhos no Vale do Paraíba, com mediação do coordenador do curso de Licenciatura em História do UNISAL, Antonio Tadeu de Miranda Alves, professor de História do Brasil. A mesa contou, ainda, com a experiência de outros dois importantes pesquisadores: Francisco Sodero Toledo, que apresentou a história e a cultura que envolvem os caminhos e estradas do Vale do Paraíba, e o responsável pelo IPHAN, o pesquisador André Bazanella, que falou sobre a atuação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, além de apresentar diferentes caminhos e documentos sobre o assunto. Foi um evento rico de informações.

Em breve, realizaremos novos encontros como este, com outros temas de importância regional!

Compartilhe