Nos atuais dias, apesar do aumento da preocupação com os bens culturais e históricos, vivemos um descaso com a memória da nossa Região e do nosso país. Muitas das iniciativas realizadas em prol do nosso patrimônio, são de caráter particular, executadas por guardiões apaixonados pela riqueza cultural, histórica e ambiental de suas localidades.

Hoje, sabemos que história é feita de “migalhas”. Cada objeto, pode trazer um mar de informações, o que nos possibilita enxergar aquilo que fomos e somos e assim compreender os caminhos da história.

Zelar pelo patrimônio é um dever de todos, porém sabemos que só cuidamos daquilo com o que nos identificamos, por isso é importante conhecer a nossa história e entender que ela começa no quintal da nossa casa.

O Vale do Paraíba (minha casa) é um terreno fértil da nossa história, sei disso, me identifico com isso, e faço o possível para preservá-lo. Entretanto, precisamos apresentar esse passado aos nossos jovens de uma forma prazerosa, pois é a partir daí que eles conhecerão sua própria realidade e passarão a CUIDAR daquilo que promove sua identidade. Reconhecerão familiares e eles mesmos em cada fragmento histórico que caracteriza a sociedade como ela é. Entenderão as relações sociais e as situações que influenciaram muitas das transformações que estão em processo.

Hoje, tive a oportunidade de visitar mais uma vez o Museu “Fragmentos da Revolução” que é uma iniciativa do Sr. José Maria Paiva, na cidade de Lorena (SP). E digo hoje, por que devemos lutar ao lado deste guardião para que esse museu permaneça aqui.

O museu abriga inúmeras peças de vários momentos da História Militar do Brasil, e sem dúvida, é o maior acervo particular do Vale do Paraíba neste assunto. É um aprendizado rico visitar este museu e fazer um passeio pela história de heróis, muitas vezes esquecidos, não reconhecidos pelo nosso país.

O espaço que hoje ocupa o museu é cedido pela Casa de Cultura “Péricles Eugênio da Silva Ramos” em Lorena-SP, porém, todo o trabalho de manutenção do museu é obra do Sr. José Maria Paiva, um apaixonado pela nossa história e zeloso guardião desses bens.

Faço um convite especial para que todos os interessados na história nacional  e local, além dos professores que entendem a necessidade e importância de realizar um trabalho consistente de incentivo à memória, visitem o Museu “Fragmentos da Revolução”.

Museu

O Museu fica localizado na Rua Viscondessa de Castro Lima, 10 – Centro de Lorena – SP

Compartilhe