Pensar a educação sempre foi um grande desafio, porém, é uma tarefa muito importante que muitas vezes parece não ser levada a sério.

Eu poderia aqui discorrer sobre a História da Educação e apresentar de diversas formas tudo o que ela deveria ter sido e tudo que poderíamos ter feito. No entanto, isso levaria muito tempo, e, no momento em que vivemos, o tempo passou a ser um elemento muito importante e precioso. Não estou dizendo que não podemos nos valer de elementos do passado para enriquecer nossas ideias e evitar certos problemas, mas precisamos deixar de pensar: “Ah, isso eu não posso fazer, sempre deu errado”. Tenho uma notícia para você: estamos no século XXI, e muito do que ontem não era possível, agora já conseguimos fazer. E podemos realizar projetos e concretizar ideias de muitos jeitos!

Não deve fazer mais do que três anos que escuto falar em 4ª Revolução Industrial ou em Sociedade 4.0. Como historiador por formação, não posso deixar de buscar entender de economia, política, empregabilidade etc.

  • A educação também se tornou 4.0! Será?
  • Se sim, de que forma notamos isso?
  • Se não, o que precisamos fazer para que ela acompanhe as tendências globais?

Faço essas perguntas com a intenção de provocar meu leitor. Há quanto tempo já dizemos que a escola/universidade não nos prepara para o mundo real? A educação em si busca o ideal, e nem sempre o ideal é o real, por isso, acabamos reclamando da forma como somos educados. Ao mesmo tempo, muitas vezes não entendemos o significado ou o porquê de estarmos aprendendo determinado conceito ou conteúdo. Nós, professores, muitas vezes só dizemos que é importante, mas não colocamos os nossos alunos em situações reais, em que de fato o conhecimento que ele está adquirindo tenha sentido para a sua vida. Este questionamento nunca precisou tanto ser esclarecido: “Professor, onde eu vou usar isso?”.

+ Baixe o material completo.

Educação 4.0 (6)

 

Compartilhe