Ampla e detalhista, a obra Maria Joaquina de Almeida – A senhora do café é uma viagem ao tempo. A vida da “Matriarca de Bananal” é narrada com riqueza nos detalhes – que ora contextualizam a história do Vale do Paraíba no século XIX, ora apresentam o grandioso cenário onde a trama se passa: a Fazenda Boa Vista.
Mestre em história, o autor acredita que os estudos sobre os diversos personagens femininos da história brasileira vêm desmitificar imagens e ideias estereotipadas, notadamente aquelas referentes à condição da mulher na sociedade brasileira, tida tradicionalmente como submissa e sujeita aos desmandos do pai, marido ou senhor.
Assista o vídeo sobre a obra:
Nascida em Taubaté, Maria Joaquina representou vários papéis sociais: foi a jovem namorada, a esposa fiel, a mãe e educadora e, após a morte do marido, a administradora de suas propriedades e a comandante de uma excepcional fortuna.
O professor mestre Francisco Sodero, logo na apresentação da obra, ressalta a firmeza de Maria Joaquina na administração da Fazenda Boa Vista, postura que gerou-lhe o aumento de sua produção e consequentemente da sua riqueza, transformando-a, assim, na Senhora do Café do Vale do Paraíba.
Maria Joaquina de Almeida – A senhora do café
- Autor: Diego Amaro de Almeira
- ISBN: 978-85-921439-0-9
- Páginas: 176
- Editora: Mariana Bastos
- Capa: Pamela Prudente
- Diagramação: Bruno Castro
- Revisão: Bruno Castro e Thuany de Fátima
- Fotos: Eduardo Oliveira/ Ludica Films
Para comprar a obra: livrariadovale.com
Pingback: Dia das Mulheres na Escola Estadual Barão da Bocaina | Diego Amaro()