Já são mais de 20 edições de realização do Revelando São Paulo. Antes o evento era realizado em vários municípios da região que abrange o estado de São Paulo. Porém, com o passar dos anos e as idas e vindas da cultura do País, o evento se tornou um pouco tímido. Em 2018, houve um dos menores registros de participação de grupos de expressão cultural.

O evento promove diferentes grupos de dança folclórica e reúne as diferentes expressões religiosas, artísticas e culinárias.

O município de Lorena-SP é presença marcante neste evento. Ano após ano o dia da festa é esperado com euforia.

Geraldo Ubirajara da Silva (Mestre Bira) destaca a importância de eventos como esse para garantir e possibilitar que a cultura e a devoção deles continuem fazendo parte da história da memória cultural do Brasil.

Mestre Bira e o Grupo de Moçambique de São Benedito de Lorena se mantêm firmes nos ideais da fundação, que remete ao ano de 1981, quando seu pai, o Mestre João Roque da Silva, fundou, na companhia de seu grande parceiro cultural Mestre Benedito Pires, o grupo, no município de Lorena.

As apresentações nesta festa são carregadas de elementos culturais e símbolos que revelam uma história encantadora do povo brasileiro. No caso específico deste grupo, as raízes da resistência são herança da cultura transmitida pela oralidade desde os tempos da escravidão no País.

O grupo é liderado por Mestre Bira e composto por mais de 60 integrantes, que dão vida à nossa cultura em cada verso cantado, cada manejo realizado, cada instrumento tocado.

Poder acompanhar e registrar essa atividade me faz entender a importância de conhecer as diferentes culturas que fazem do nosso País esta terra rica em diversidade.

Sem deixar de lado as tradições tão importantes, o grupo consegue se renovar, reinventar e resistir no século XXI, o que nos permite conhecer a nós mesmos e nossas origens, além de nos ensinar a respeitar toda forma de expressão artística cultural.

Dia de muita alegria e atividade.

Parabéns ao grupo de Moçambique de Lorena por mais essa atividade.

Compartilhe