por Mariana Bastos | fotos: Lílian de Paula 

Com uma programação cultural diversificada, em um cenário propício – a cidade de São José do Barreiro –, e muito fôlego por parte dos organizadores, o evento Os sabores e a história de nossa terra”, realizado ontem (3), contou com muita música, culinária típica, conversas e apresentações sobre a história e a literatura vale-paraibana.

A programação teve início com uma visita guiada à Fazenda Pau D’alho, construída em 1818 pelo coronel João Ferreira de Souza, um dos fundadores de São José do Barreiro, e restaurada recentemente pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Convidado especial, Diego Amaro, historiador e presidente da Academia de Letras de Lorena, participou da programação em dois momentos. O primeiro, um workshop sobre os escritores do Vale do Paraíba e a importância das suas produções para todo o Brasil, no qual o historiador apresentou diversos nomes de escritores conhecidos nacionalmente nascidos no Vale, desde os séculos passados até a contemporaneidade.

No segundo momento, o tema foi a vida de Maria Joaquina, publicada em sua obra mais recente, A Senhora do café, que traz a história da matriarca, herdeira da Fazenda Boa Vista de Bananal (SP).

Segundo o autor, esse tipo de iniciativa valoriza a cultura vale-paraibana e é fundamental na propagação do conhecimento sobre a nossa região.

Pra encerrar, o público pôde apreciar comidas típicas e celebrar a abertura da temporada de içá no restaurante O Rancho, no Centro da cidade, em uma noite de viola caipira com Régis Violeiro.

O evento foi organizado por Rogério Rodrigues, proprietário do restaurante O Rancho, e contou com o apoio da equipe Bocaina Experience e com a presença da Editora Casalua e da Livraria do Vale.

 

Compartilhe