Por Diego Amaro de Almeida e Lílian de Paula Santos

As coisas acontecem e passam por nossas vidas de várias maneiras, algumas são tão intensas que deixam rastros marcantes, outras nem tanto, mas, nem por isso,  menos importantes para nós.

O fato é que dia após dia, somos bombardeados por situações diversas e devido à correria temos grande dificuldade de perceber, sentir as “coisas” como poderíamos ou deveríamos realmente.

Falta de concentração, interesse, ou simplesmente por que estamos tão ocupados, que não fazemos questão de observar o mundo que nos cerca e as ações de outras pessoas que podem contribuir com o nosso crescimento pessoal. Pois, para bem ou para mal, as pessoas sempre nos ensinam com suas ações. Algumas imitamos e outras nos fazem entender o que realmente não queremos para nossas vidas.

Observar o ambiente que nos rodeia é um importante exercício, algo que nos coloca em conexão, com nós mesmos. Nos faz, inclusive, perceber nossos limites e aquilo que nos importa.

O meio ambiente é um exemplo daquilo que raramente observamos. Deixamos passar os elementos de sua beleza, que provoca inspiração e sensação de paz. Ignoramos a “natureza” que no rodeia e, com isso, também nos colocamos de lado. Deixamos que agridam e também agredimos, ou por ignorância ou como algo cultural, costumeiro.

Eu, Diego Amaro, vou relatar o que vi com meus próprios olhos no passeio que tenho feito diariamente com meu cachorro Ideia, pelas ruas de meu bairro. Testemunhei, mesmo que de longe, um senhor jogando sacos de lixo no rio Paraíba. Ele era um morador ribeirinho. Em outro dia, vi sofás e demais móveis às margens do rio. Até aqui não tinha conhecimento de que peixe, capivara e demais espécies precisavam desses utensílios. Desculpem-me a brincadeira, mas é que seria cômico se não fosse trágico. O rio vai sendo tomado pelo esgoto, mata invasora e lixo? Como assim!? O rio é nosso! Todos devemos cuidar!

WhatsApp Image 2020-09-03 at 21.30.28

E agora, permita-me a intervenção, Diego, aqui quem faz uma observação sou eu, Lilian.

Mesmo sendo nosso, nos falta reação quando vemos um comportamento escroto deste à nossa frente. Se fosse alguém agredindo um bem material nosso,  iríamos onde fosse necessário para defendê-lo. Não é mesmo!? (Aqui não generalizamos essa situação, há notáveis exceções).

 

Acesse este vídeo que não nos cansamos de recorrer para poder explicar que somos parte de um todo.

A História das Coisas.

Achamos que por não vermos o lixo, ele não existe. Não tem como jogar para fora do mundo. Estamos na superfície dessa bola gigante chamada Terra.

Então, terminamos esse texto propondo um novo olhar.

Permita-se fazer o exercício de olhar por outro ângulo e também verificar o impacto de sua ação no cenário local, posteriormente, em âmbito global.

 

LILIAN

Um novo olhar a qualquer fase da vida.

Sempre é tempo de mudar e aprender!

 

Compartilhe