Precisamos começar a pensar em um processo de sustentabilidade virtual. Embora exista grande necessidade de as pessoas permanecerem conectadas, temos que levar em conta o número do tráfego virtual e a demanda de dados. Será que nossos sistemas estão preparados para dar conta? Será que existe “volume” suficiente de sinal para atender a toda demanda que estamos utilizando?

Todo sistema educacional foi para a rede, e alunos de várias partes do Brasil permanecem conectados a maior parte do tempo, seja para jogos, filmes, séries.

No que tange aos alunos, nos momentos de aula, o pico nos ambientes virtuais de aprendizagem é tão alto que torna o processo moroso, e mesmo com o alto investimento que muitas instituições de ensino estão fazendo, elas não produzem a melhor das experiências, isso porque não estão levando em conta o tipo de conexão que alunos e professores dispõem.

Seria muito prudente começar a pensar em modelos assíncronos de aula e atividades, para que o volume de acesso se distribua ao longo do dia e permita que professores e alunos tenham uma melhor experiência dos ambientes.

Não precisamos replicar a sala de aula “tradicional” dentro do ambiente virtual, mas, sim, constituir situações que promovam a reflexão dos nossos alunos, ou seja, abraçar um modelo que dê ao aluno a possibilidade de aprender no seu ritmo e no momento em que seu processo criativo estiver em alta. O professor define as regras para que o aluno tenha um norte, mas dá autonomia para que ele possa ser protagonista da sua aprendizagem.

Apresentamos textos, vídeos, áudios, imagens antes de uma atividade, propomos uma atividade-problema, projeto, estudo de caso, e deixamos nossos alunos colocarem a “mão na massa”, reservando o momento síncrono, seja por conferência de vídeo ou chat, para sistematização, dúvidas e feedbacks.

Essas ideias podem não ser suficientes para conseguirmos realizar uma “sustentabilidade digital”, mas ajudará neste processo em que nos tornamos ainda mais dependentes das conexões.

Se eu puder ajudar os professores a pensarem em seus modelos de aula, coloco-me à disposição. Envie-me ideias e dúvidas que irei produzir material para contribuir com vocês.

#fiqueemcasa

Compartilhe