Segundo esse importante pensador da sociologia – Zigmunt Bauman, as pessoas possuem grande dificuldade em se apegar às coisas ou até mesmo às pessoas. Bauman reflete sobre isso com  base na ideia de que tudo em que eu me apego passa a ser algo que pode me atrapalhar no futuro, me impedir de conquistar uma coisa nova ou melhor. Um futuro cheio de novidades! Um futuro que não sabemos se existirá.

Porém, acredito em um mundo diferente! Inocência? Talvez, mas ainda acredito nas pessoas e mais, acredito na força que as pessoas tem para criar novas e boas oportunidades. Aprendi com um professor que devemos estar sempre “desarmados” pois a única forma de nos aproximarmos de outras pessoas e perceber o valor das novas ideias é se livrando do orgulho e da vaidade.  Quem vive “desarmado” e sempre pronto a tentar ajudar a todos, sem distinção, a cada dia encontra mais dificuldade em ser uma pessoa “disponível”. Não por que não acredite que tem que ser assim, mas porque muitas vezes parece que não é valorizado. Percebe-se que que o foco de atenção está sobre aqueles “difíceis”, subentendendo-se que são melhores, o que ocorre com advogados, médicos e outros profissionais. Algumas pessoas usam o mesmo critério na vida pessoal, buscando estar perto de quem tem “grife”…. perdendo assim o que há de mais precioso no relacionamento humano – o respeito.

Entendo que isso ocorre por alguns motivos, o primeiro deles, pela ideia de que essas pessoas sempre estarão ali mesmo, como se fossem uma espécie de estepe, então não preciso me preocupar com ela, pois estará sempre ali, à espera! Outro motivo é a crença de que existe sempre algo melhor e neste caso, volto a mencionar Baumam, pois muitas pessoas não querem se prender a ninguém e a nada, isso pode trazer problemas em um futuro, que apesar de não se saber qual é, sem dúvidas é melhor que o presente.

Neste processo perde-se pessoas que poderiam ter feito muita diferença em nossas vidas, poderiam ter trazido muitas felicidades. Ser uma pessoa disponível, faz com que as pessoas se tornem “facilmente” substituíveis, e quanto mais disponível se é! Mais fácil manipulável, e as pessoas estão afim do impossível, pois existe todo um mistério por trás do impossível, que acaba por “vender” uma ideia de perfeição ou felicidade ideal, como se o difícil é que valesse a pena. Mas pense, estar disponível, pensar primeiro no outro, não julgar não é tarefa fácil, mas são características marcantes das pessoas disponíveis, e elas são assim não por que não tem coisas para fazer ou se preocupar, são assim por que são felizes com a felicidade do outro. As vezes vai parecer que você carrega o mundo nas costas. Mas valerá a pena cada esforço.

Não abra mão do disponível pelo mistério do difícil, pois podemos não ter uma nova chance de estar perto destas pessoas.

Compartilhe