Toda jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo. Lao Tse

No artigo 5º da constituição federal brasileira, diz que Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo -se aos brasileiros e aos estrangeiros residente no País direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. E amplia essa ideia ao longo de seus parágrafos amplia essa ideia. 

Será que todos nós podemos nos considerar acolhidos por nossa constituição e até onde vai sua efetividade, não sou um homem da lei e não sei o que os membros da comunidade LGBTQIA+ passam no seu cotidiano, mas uma coisa é certa, não deve ser nada fácil, suportar uma sociedade preconceituosa.

Neste sentido é importante pensarmos sobre o direito, os direitos que todos nós merecemos, aquele nos permite decidir pelo que somos e acreditamos, até hoje não consigo compreender o que passa pela mente daqueles não aceitam a opção de gênero do outro, porque a felicidade e liberdade de alguns incomodam tanto algumas pessoas. Será que os incomodados não são felizes e por isso é “doloroso” ver a felicidade daquele que se assumiu, se compreendeu, se entendeu?

Eu respeito muito aqueles que de peito aberto enfrentam todos os dias as dificuldades de serem aceitos. É difícil ver que nossa sociedade caminhou muito pouco com relação aos direitos, é triste. Vivemos em um país que muito sangue precisou correr para que alguns direitos fossem alcançados e ainda sim, longe de atingirem sua “maturidade” de compreensão, negros ainda perseguidos, mulheres submetidas, e cidadãos das comunidades LGBTQIA+ tendo que se esconder da violência que volta a crescer no país.

Que neste dia 28 de junho, possamos refletir sobre esse assunto e buscar compreender e aceitar a escolha do outro. Para que não no deparamos com manchetes como estas:   

 

Screen Shot 2020-06-28 at 17.45.39

 

 

Screen Shot 2020-06-28 at 17.46.27

 

Precisamos entender que a escolha do outro é a escolha dele e não interfere em nosso “ser” naquilo que escolhemos ser, essa decisão de gênero é de cada ser humano e precisamos respeitá-la de uma vez por todas, assim além de estarmos cumprindo com o direito que já é garantido em nossa constituição federal, estaremos garantindo a dignidade humana.

Já sabiamente apresenta a psicologia que quando temos dificuldade de aceitar algo em alguém, é essencial que olhemos para nós, para perceber se não se trata de um situação mal resolvida conosco.

A comunidade LGBTQIA+ deixo meu respeito e admiração pela coragem de se superarem todos os dias, seja no campo social, cultural, político enfim em toda a luta diária para se manterem firme em nossa sociedade.

Compartilhe