Dezenove de agosto de 2017, data em que também comemoramos o dia do historiador, a Academia de Letras de Lorena completou o 8º aniversário, e lançou sua 8ª coletânea.

Para mim e muitos acadêmicos, creio que  tenha sido um dia de muita ansiedade, já que alguns dos nossos imortais também lançaram suas obras.

A Acadêmica Irmã Doutora Olga de Sá lançou três obras, um livro de crônicas, um com a história milenar de o Grall e um que nos deu grande curiosidade sobre as obras de Quissack

No entanto, este último foi um pré-lançamento, teremos a oportunidade de ter acesso a ele em setembro. O Acadêmico Francisco Sodero, meu querido professor de História, nos apresentou a reedição da sua obra sobre o grande escritor brasileiro, Euclides da Cunha. O Acadêmico Adilson Roberto nos apresentou sua coletânea de crônicas publicadas no decorrer de anos no jornal Guaypacaré de Lorena. O Acadêmico Claudius D´Artagnan apresentou sua autobiografia, que fala sobre sua vida profissional e o empenho com a qualidade. Tive a grata satisfação de apresentar nossa coletânea que pude organizar neste ano de 2017, uma obra rica com belos trabalhos dos nossos acadêmicos. E nossa querida Acadêmica Myrthes Mazza nos apresentou sua obra em versos “O Homem e os Signos” e declamou seu poema “Mulher de Leão”, que colocou nosso público em pé para aplaudi-la.

Não deixarria de falar da magnífica peça produzida pelo nosso Acadêmico Caio de Andrade, renomado diretor e dramaturgo, que nos brindou com a sua produção baseada em Arthur de Azevedo “O Mambembe Cigano”. A plateia se encantou  e aplaudiu de pé a desenvoltura dos jovens atores, que demonstraram profissionalismo e dedicação em sua atuação.

Gostaria de agradecer muito aos acadêmicos Caio de Andrade, Olga Arantes e Neide Aparecida, que se dedicaram de corpo e alma para que essa festa fosse possível. E ao trabalho coordenado pela Editora Mariana Bastos e a Design Pamela Prudente da Casa Lua Design Editorial, pela valorização dos nossos textos, crônicas e poemas e no belíssimo trabalho realizado na organização da VIII Coletânea da Academia de Letras de Lorena.

Agradeço também a parceria do nosso secretário de Cultura de Lorena, Roberto Bastos de Oliveira Junior, que apoio nosso evento e participou de nossa festa. Sem esquecer da presença no Presidente da Associação de Moçambique de São Benedito de Lorena, Sr. Geraldo Ubirajara da Silva, importante líder cultural, que há quase 40 anos defende este patrimônio imaterial da nossa cidade: o moçambique. E ao presidente do IEV – Instituto de Estudos Valeparaibanos, Prof. Dr. Humberto Felipe da Silva, que lidera esse instituto que há 45 anos, organização que trabalha em prol da preservação ambiental, cultural e histórica da região. E a todos os convidados que estiveram presentes em nossa festa prestigiando nossos queridos acadêmicos.

ACADEMIA DE LETRAS DE LORENA

Fundada em 2009, a Academia de Letras de Lorena tem como objetivo compartilhar ideias e conhecimento sobre a literatura, além da valorização da cultura na sociedade valeparaibana e da disseminação da língua portuguesa na comunidade.

As sessões literárias acontecem geralmente no terceiro sábado do mês, às 16h, no auditório São José da UNIFATEA.

Compartilhe