No tempo dos barões do café a comida era farta. Já para os escravos a realidade era bem  diferente, não menos importante. A diferença entre essas duas classes gerou história. A comida de uma panela só originou-se do ato de juntar todos os alimentos que não serviam, que não eram nobres. Hoje o que conhecemos como feijoada é um exemplo disso. Podemos ir mais além, a chamada lavagem é um comparativo pesado, mas que remete à esta ideia dos maus tratos. Nesta época também surge outro costume. O que conhecemos hoje como sobremesa tem origem em época desconhecida.  Mas era também praticada neste período. Eles colocavam alimentos sobre a mesa, o que hoje conhecemos como um doce após a refeição.

Hoje uma das comidas preferidas do brasileiro é a feijoada. Ela virou um prato típico e com valor elevado em muitos dos casos. Também marca momentos de celebração. Com o tempo, o que antes era feito de resto, agora ganha elementos nobres. Outros pedaços do porco que não costumavam fazer parte do alimento, hoje são cobiçados em varias partes do Brasil e até no exterior.

A comida de uma panela só foi se alinhando a outros pratos da Região. A mudança no preparo marca a forma com que fazemos pratos saborosos, exemplos, o cuscuz, canja, entre outros.

Boa parte da comida mineira/paulista é feita desta forma a e aos poucos ganha o paladar dos moradores do Vale. Ela é uma das culinárias que mais valoriza a comida de uma panela só. E nós, do Vale, entendemos que quando celebramos festas, vitórias e outros motivos positivos, devemos ter boa comida e boa bebida conosco.

Compartilhe