Foi em um sábado quente, destes de final de verão, que em companhia de um time de pessoas fantásticas fomos à bela cidade de Guararema. Nosso primeiro ponto de parada foi a Igreja de Nossa Senhora da Escada, um belo exemplar arquitetônico da presença jesuíta na região. Este patrimônio histórico data de 1652, tem um exemplar  da imagem de Nossa Senhora da Escada, além de uma curiosa imagem de São Longuinho. Entretanto, chegar à esta Igreja foi difícil, nós nos perdemos e passamos incontáveis vezes pelos belos portais de Guararema. Ao chegarmos à Igreja, entendemos  porque nos perdemos tantas vezes – era dia de São Longuinho e estava acontecendo uma festa em devoção ao Santo.

Nossa segunda parada foi na Igreja da Ajuda, também do século XVII. Lá encontramos algo bastante interessante e que mostra a confiança que deve ser parte do convívio da pessoas do local: a Igreja estava aberta e havia uma  loja com algumas peças. Ao escolher algum objeto, depositava-se o valor que se entendia ser adequado em oferta à Igreja.

Após a visita, ansiosos por um café, encontramos uma  cafeteria, próxima à bela estação de trem de Guararema.

Seguimos para o Parque da Pedra Montada, um espaço onde a natureza se apresenta de forma exuberante e atraente. Existem duas pedras de proporções gigantescas que se encontram posicionadas uma sobre a outra e de maneira curiosa todos perguntam – como elas não caem ? Essa é uma das artimanhas da natureza. Além dessa curiosidade, o parque conta com trilhas, é muito bem organizado e arborizado.

Um dos pontos altos do passeio foi o almoço no restaurante Mirante do Paraíba, onde apreciamos pratos muito bem elaborados que trouxeram satisfação ao nosso paladar, além de sermos brindados com o som da MPB ao piano, às margens do Rio Paraíba, próximo a uma das obras do engenheiro Euclides da Cunha. Tivemos momentos divertidos e com muitas risadas.

O ambiente do restaurante estava tão agradável, que nos atrasamos para a última parada, que seria um alambique. Devido ao adiantado da hora, optamos por conhecer o Orquidário de Guararema. Estar no local nos provocou uma sensação diferente.Fica até  difícil mensurar tamanha beleza ! Verdadeiras obras primas da natureza. Estou certo de que meus companheiros e companheiras de viagem ficaram tão encantados quanto eu.

Para fechar o nosso sábado de incontáveis surpresas, nos reunimos às margens do Rio Paraíba do Sul, e lá tivemos um tempo para curtir as belezas da cidade, apreciarmos a paisagem, café, sorvete e outras delicias, além é claro da agradável companhia de todos que estavam presentes na viagem.

Foi um sábado proveitoso, em uma cidade linda e bem cuidada. Isto deve ser ressaltado, pois muitas vezes achamos que não é possível realizar certas coisas em nossas cidades, e Guararema é um dos exemplos a serem seguidos. Uma cidade limpa, organizada e com pessoas bem educadas. Refiro-me  a atos simples como quando uma pessoa coloca o pé na faixa de pedestre  e é respeitada pelos motoristas.

Faço um convite a quem não conhece esta cidade que faça uma visita, tenho certeza que irá se apaixonar, além de conhecer uma parte interessante da nossa história.

 

IMG_9579

IMG_9596

IMG_9617

Compartilhe