Meio ambiente é tudo! Ouvi isso de uma querida amiga, e desde que escutei esta afirmação, me senti provocado a pensar sobre as questões que ultrapassam aquela antiga ideia: de que meio ambiente se resume somente às coisas voltadas à natureza.

Ela tem toda razão quando diz isso, meio ambiente é tudo! Tudo mesmo, nossa relação com o outro, nosso viver em sociedade passa, tudo por aí. E, ao entendermos isto, nos conscientizamos da importância de nos relacionarmos bem e de forma saudável, respeitando o outro. Consequentemente, respeitamos a natureza.

Mas podemos ir mais longe e pensar que, para todas as decisões que tomamos, é necessário considerar o todo. É impossível realizar algo que de fato proporcione um ambiente saudável, sem pensar no todo, respeitar a posição alheia e a DIVERSIDADE.

Dizia o sociólogo polonês Baumann, que vivemos em tempos líquidos. Líquidos por vários motivos, mas o principal deles é o de não querermos ter mais compromisso com nada. Nesse sentido, pensar em meio ambiente é respeitar, é ter um compromisso. Por isso, torna-se cada vez mais difícil concretizarem-se as mudanças essenciais para que o mundo se torne um lugar de todos.

Nos últimos anos aprendemos muito, muito mesmo. Os grandes avanços tecnológicos nos possibilitaram ter acesso ao vasto conhecimento global, mas ao mesmo tempo, nos tornou ainda mais individualistas e egoístas, cegos às questões que envolvem a coletividade. A preocupação está concentrada naquilo que pode nos trazer benefício individual e não no que é fundamental – o bem de todos.

Neste século precisamos urgentemente aprender que só caminhamos para uma sociedade justa, se passarmos a colocar a frente de nossas decisões o outro.

Nos ensina o pensamento cristão – amar o próximo como a si mesmo, ou seja, tratar o outro como eu gostaria de ser tratado, assim certamente alcançaríamos a verdadeira experiência de viver em sociedade com harmonia.

Compartilhe