Dizem muitos poetas que é uma espécie de estado de graça, afinal, só sentimos saudades das coisas boas que aconteceram em nossa vida. A saudade é como o filtro que leva o que foi ruim e deixa somente os fragmentos de felicidades, ou seja, aquilo que é eterno, não pelo tempo que dura, mas pela intensidade que acontece. Sei que essas palavras que saem da minha mente e coração, nada mais é que fruto de muitas poesias que tive o prazer de ler, ah…mas aqui tenho a liberdade, não preciso seguir os grilhões das normas e referências. E, assim, como disse o poeta “A poesia não é de quem a faz, é de quem precisa dela”.

Sinto a saudade como o verdadeiro resultado daquela expressão “o tempo cura!” Se cura a saudade é a prova disso, já que ela nos possibilita enxergar o melhor do pior, e sentir falta de coisas como aquele beijo apaixonado, mas que ao sentir nossa alma se preenche de tal forma que é como se atingíssemos um alto estado de iluminação.

Na minha opinião Fernando Pessoa em Poesias Inéditas (1930-1935), expressa da maneira que sinto esse tema tão simpático que é a saudade:

Eu amo tudo o que foi
Tudo o que já não é
A dor que já me não dói
A antiga e errônea fé
O ontem que a dor deixou,
O que deixou alegria
Só porque foi, e voou
E hoje é já outro dia.

E mesmo que hoje se faça outro dia, e que de alguma maneira eu nunca mais possa ter novamente aquilo senti, guardarei para sempre a intensidade daquele momento que se tornou eternidade. Assim como poetizou Olavo Bilac em sua poesia o Beijo:

Beijo divino! E anseio, delirante,

Na perpétua saudade de um minuto…

Perpétua saudade de um minuto, é isso que sinto. Existem memórias do passado que vivem assim,  naquela eternidade da intensidade, lembrando como disse um pensador, que não sei ao certo quem é: “A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego.” São essas as memórias que nunca serão esquecidas, e ficarão guardadas em segredo, mas nem por isso perderão seu valor e grandeza, pois o que importa de verdade que envolvia o momento, e mesmo que cada um guarde à sua maneira uma saudade sempre será uma partícula de felicidade.

Para encerrar não poderia deixar de lado o grande Vinícius de Morais

E por falar em saudade

Onde anda você…

Compartilhe