Escritor e jornalista José Brito Broca nasceu no dia 06 de outubro de 1903, na cidade de Guaratinguetá. Filho de André Broca e Benedita Marieta de Brito Broca, formou-se professor pela antiga Escola Normal de Guaratinguetá, hoje Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves.

Sempre muito crítico, ainda quando aluno, escrevia para jornais da cidade – o “Correio Popular” e “O Farol” – que era de oposição ao Comendador Rodrigues Alves, importante político desta cidade. Em um dos artigos que escreveu para “O Farol”, fez críticas diretas à referida personalidade e se viu “obrigado” a se mudar para São Paulo em 1927. No novo endereço, passa a exercer a profissão de jornalista, mais tarde em 1937 muda-se para o Rio de Janeiro a convite de Gilberto Amado.

No Rio de Janeiro e em São Paulo ele escreveu para os seguintes jornais e revistas, sendo redator de alguns destes: “A Gazeta”, “Correio da Manhã”, “O Estado de São Paulo”, “Jornal das Letras”, “Revista Leitura” e “Revista do Livro”.

Com a sua obra “A Vida Literária no Brasil 1900” conquistou vários prêmios: “Prêmio Paula Brito”, da prefeitura do Distrito Federal, “Prêmio Silvio Romero”, da Academia Brasileira de Letras, “Prêmio Fabio Prado”, da União Brasileira dos Escritores e o “Prêmio Luiza Claudia de Sousa”, do Pen Clube.

Entre as obras de Brito Broca, uma se destaca para a história de Guaratinguetá por trazer as memórias do autor quanto à sua terra natal. É o que nos fala o pesquisador Francisco Sodero Toledo em seu estudo intitulado “Decadência, medo e assombrações”:

“Brito Broca, em seu livro “Memórias”, recorda Guaratinguetá da sua infância, no início do século XX. Procurou reconstruir a sua província, a sua cidade que era ao mesmo tempo rural e urbana. Por meio de suas memórias pode-se reconhecer que:

‘A cidade ainda não tinha perdido totalmente o seu jeito de vil

a e o seu contato com o campo. As ruas e os bairros ainda eram extensões das casas e os vizinhos eram meio como parentes de todos. Os bairros periféricos terminavam onde começavam os campos, os sítios, a roça. … As mulheres cuidavam das casas. As avós contavam histórias de assombrações, do saci e do tempo dos escravos. ’ (Addeo in Sodero Toledo, 2011)

Segundo Francisco de Assis Barbosa em apresentação feita na 4º edição do livro “A Vida Literária no Brasil 1900”: “Escritor sem biografia, nada de extraordinário aconteceu em sua vida,

toda concentrada no devotamento a literatura, que foi integral e absoluto. Do ofício de ler e escrever fez sua única razão de viver”.

Conta Barbosa de uma atitude de Brito que está registrada em um diário de reflexões e reminiscências que certa vez, “Certo Escritor” – conta ele -, “pouco amigo dos livros, embora goste de publicá-los, vendo-me preocupado com determinados problemas de pesquisa literária, dizia-me: – Do

que me admiro é da paciência que você tem com a literatura…/Nada respondi, mas pensei:/ – Pois eu, do que me admiro é da paciência que a literatura tem com você”.

Brito Broca, era apaixonado pelo Rio de Janeiro, mas também mantinha uma relação muito interessante com Guaratinguetá, que na sua juventude teve de abandonar por problemas de cunho político. Segundo Barbosa:

“Essa ternura pelo Rio, que foi dele, e que é também minha, não impediu a Brito Broca, como a mim por igual acontece, de continuar, amando a cidade em que nascemos, a nossa sempre lembrada Guaratinguetá. Na sua obra, numerosas são as referências a fatos e personagens locais, o que bem indica que jamais esqueceu a sua terra”

Quanto à sua formação, o professor José Luiz Pasin diz: “Sua formação era nitidamente francesa, mas as suas leituras desconheciam fronteiras, lia autores de todos os países e sua obra revela uma cultura vastíssima aliada a uma honestidade e dedicação que honram e dignificam sua memória”.

Brito Broca, faleceu no dia 02 de agosto de 1961 e foi uma grande e inesperada perda para o meio literário brasileiro. Segundo o professor Pasin: “Sua morte trágica ocorrida a 2 de agosto de 1961, colheu de surpresa os meios literários do Brasil, abrindo profunda lacuna no setor de estudos e pesquisas literárias, que dificilmente será preenchida, pois ninguém como ele soube amar e dignificar o nome de Guaratinguetá no cenário cultural de nossa pátria. […].

Guaratinguetá comemorou por vários anos a Semana Brito Broca, em homenagem à memória deste grande ícone da literatura brasileira, mas que por motivos desconhecidos, deixou de acontecer.

Este é um pequeno trabalho, que dedico ao grande imortal da nossa região.

Obras:

Vida Literária no Brasil 1900

Os Americanos

Coelho Neto, romancista

Raul Pompéia

Machado de Assis e a política e outros estudos

Horas de Leitura

Traduções entre outras:

O Conquistador, de Jean Babelón

O Romance Russo, de Melchor de Vougé

Tibério, de Gregório Maranon

História, de Heredo

Seleções, de Voltaire

O Primeiro Amor, de Turguenev

Águas de Primavera, de Turguenev

Obras Póstumas

Quando Havia província

Pontos de Referência

Memórias

Letras Francesas

Referências

BROCA, José Brito. A Vida Literária no Brasil – 1900. 5º Ed – Rio de Janeiro: José Olympio: Academia Brasileira de Letras, 2005

SODERO TOLEDO, Francisco. Decadência, medos e assombrações. Lorena,http://www.valedoparaiba.com/nossagente/estudos/decadencia.pdf

PASIN, José Luiz. José Brito Broca. In LEITE, Aydano. Vultos de Guaratinguetá. S/Ed. Guaratinguetá, 1967.

Compartilhe