Você segura vela? Sabe o que isso quer dizer?

Fiz mais um texto da série: Expressões populares

Ainda hoje existem várias expressões que nasceram durante o tempo dos Barões do Café.  “SEGURAR A VELA” é uma delas.

Normalmente falamos isso quando nos referimos a uma pessoa que está sozinha fazendo companhia a um casal. Já escutei muito isso! E você?

Bom, é isso mesmo. A expressão nasceu do ato de pessoas que faziam companhia a jovens casais. Mesmo com a riqueza dos Barões do Café, não se podia contar com  luz elétrica e nem com outros luxos, tão comuns nos dias de hoje e que não damos conta.  Então, um membro da família se incumbia de cuidar da honra do jovem casal. Para maior conforto dos casais, foi elaborado um móvel mais adequado,conhecido como namoradeira. E como são lindas, diga se de passagem! Existiam vários modelos, mas o que mais me chamou a atenção foi uma namoradeira francesa existente na fazenda Loanda de Bananal (SP). Um pouco diferente das demais, o modelo permite que o casal fiquei mais próximo. E quanto mais perto, mas iluminado tinha de ser o ambiente. É aí que entra o personagem de nossa história. O membro da família que segurava a vela. Lembrem-se, naquele tempo a honra e a moral de uma mulher deveriam ser preservadas a qualquer custo.

Natalia_Rafael_Diego

Não podemos cometer anacronismos e julgar com o nosso olhar de hoje, assim como disse o escritor inglês Hartley “O passado é uma terra estrangeira: eles lá fazem as coisas de modo diferente” .

O tempo passou, a expressão ganhou novo significado, mas ainda hoje nos referimos a uma  pessoa sozinha que esta em uma roda de casais, e que às vezes acaba por impedir a intimidade destes casais, como aquele que segura vela.

Tem alguma sugestão? Quer saber a origem de alguma expressão? Entre em contato comigo! Será um prazer. Até a próxima! 

Compartilhe