Tramela era um objeto de madeira que servia para fechar as portas e janelas. Muitos devem conhecer o objeto se pararem por um momento e se lembrar da casa dos avós, lares humildes muitas vezes. Essa expressão não é das mais antigas, porém para muitos fez parte da infância, me lembro de ter escutado inúmeras vezes, direcionada a mim mesmo.

E lá vamos nós em mais uma viagem pelo mundo das expressões populares. Aí vai uma que eu gosto muito, ainda mais nos tempos em que vivemos… Como seriam necessárias algumas tramelas serem fechadas.

Fechar a Tramela! Pode estar associada à ideia da pessoa que está falando demais ou falando o que não deve, em momento inoportuno.

E falar sobre o que não se deve ou o que não se conhece, pode causar grandes problemas, provocar fofocas e intrigas, situações que no passado fizeram impérios ruírem. Assim, como disse o Papa Francisco “ A língua é capaz de destruir uma família, uma comunidade, uma sociedade. É capaz de semear ódio e guerras”.

“Fechar a Tramela”, não é fácil, mas é preciso. Comentar sobre outrem para alguns pode tornar-se uma necessidade, um impulso quase natural, mas com consequências graves. Podem promover situações de caos social e destruir relacionamentos, levando  consigo algo que é muito importante: a “CONFIANÇA”.

No entanto, acredito na bondade das pessoas da sociedade, e sei que o caminho para melhorarmos é começar! Começar a fechar as tramelas para gestos, pensamentos  e comentários que diminuem, discriminem e denigram as pessoas. Abrir as tramelas de janelas e portas à compreensão, à aceitação das individualidades, às discussões construtivas. Convido a todos a discutir ideias, pensar em soluções e definitivamente para aquilo que não agrega valor “Fechar a Tramela!”

Compartilhe