E agora! uma nova missão, aprender a andar de bicicleta, não que eu já não soubesse…mas ter isso com algo para cuidar da saúde.
Que me conhece sabe que não sou daquelas pessoas apaixonada por atividades físicas, passo tão distante delas que nem ouso usar a palavra “correr”, mas de tempos para cá a saúde começou a chamar minha atenção, além é claro de alguns amigos chamarem minha atenção.
Nunca tive “preguiça de trabalhar”, mas me exercitar…é como se isso não tivesse sido inventado para mim, mas vamos lá.
Certo dia, em diálogo com uma grande amiga, falávamos de excesso de peso e coisas do gênero. Neste diálogo, eu dizia à ela que me sentia bem como estava, e não pelo excesso de peso, mas por que isso já afetava minha saúde há tempos, entendia minhas limitações. Mas ela dizia que eu precisava fazer algo para melhorar, e me motivava, desde então, a fazer exercícios por minha saúde.  E, mais, dizia que no cansaço iria me sentir vitorioso.
Aos pouquinhos fui tentando, caminhei, corri, voltei a caminhar…parei outra vez. Não é fácil, mas quem disse que era para ser? Isto não no meu mundo, não está entre as coisas que mais aprecio na vida. Aos poucos perdi um pouco de peso, fiquei mais disposto e me senti realmente mais vivo. Mas aí veio um problema, logo eu pensei que já estava pronto e parei outra vez de alimentar-me bem e exercitar.

IMG_6344
Outra coisa que fez com que eu começasse a me encantar com os esportes foi a sociabilidade que eles promovem, e nos eventos esportivos as pessoas se aproximam em prol de algo bom – a saúde, o bem-estar, a persistência e a amizade. Comecei a ver o quanto o esporte é incrível, difícil, e, por isso, elegi a palavra de ordem, sem dúvidas, como sendo: superação.
Tive a oportunidade de acompanhar algumas corridas de rua e de bicicletas, e vi a paixão daqueles que praticam o esporte…isso me encanta realmente.  O incrível, depois de quilômetros de competição, chegarem ao final vencendo o maior dos seus oponentes, a voz interior dizendo que o corpo está cansado. E apesar de tudo, chegarem com um sorriso e satisfação de terem cumprido aquela prova.
Minha amiga, Lílian de Paula, é a pessoa que me apresentou este mundo e tem mostrado tantas coisas belas neste mundo de esporte e natureza. Ela e seu namorado participam de várias provas, e vejo como gostam daquele espírito e ânimo, que parecem estar em todos que estão ali, partilhando e participando desses momentos. Nos últimos campeonatos que fui pude conversar um pouco com outros ciclistas (Fernanda Santos, Joel, seu pai, e outros que até enviei fotos que tirei deles nos campeonatos) e sentir tudo isso que falo neste texto. E isso se traduz de forma ainda mais emocionante quando vemos as equipes, as duplas e os casais que competem juntos e superam a corrida juntos.

IMG_6351

Luís Flávio e Lílian de Paula

IMG_8648

Poliana, Fernanda, Lílian e Luís Flávio

Bem, depois disso tudo foi que eu me entusiasmei e comecei a tentar pedalar novamente. A primeira vez foi um fiasco, a segunda a vista até escureceu, mas no dia 09/05 parece, que pela primeira vez, assim como uma criança que engatinha comecei novamente. Não tenho a ambição de ficar como os craques que estou tendo a oportunidade de conhecer, mas de conseguir manter um ritmo e melhorar a saúde. Esse é objetivo, e vencer os grandes oponentes que criei em mim: a preguiça, a falta de vontade, a indisposição e o medo. Tenho certeza que vai dar certo, pois cada vez que eu consigo fazer essas atividades, sinto-me novo. E aqui faço um convite a todos, vamos nos levantar e cuidar da saúde, ganhar um pouco de tempo conosco.
Agora, aqui faço meu compromisso de insistir ainda mais, e quem sabe conhecer esse meu Vale do Paraíba querido em uma bicicleta. Tenho certeza que minha saúde ira agradecer e a natureza também…
Até um próximo texto…

Compartilhe