A burocracia é algo que incomoda ou já incomodou as pessoas em algum momento.  Com frequência nos damos conta disso quando somos confrontados  por  ela. E, meu amigo, minha amiga, sempre ela se fará presente em nossas vidas.

Quando falamos em burocracia, logo pensamos em coisas do governo ou estado, mas não, ela está em tudo no nosso dia-a-dia. Conseguimos, inclusive, burocratizar nossas relações pessoais e familiares. No trabalho, nem se fala!

Sabemos que é a ação efetiva que leva à mudança, e esse mecanismo – a BUROCRACIA, tem como ideia de defesa a organização detalhada dos processos, porém o excesso dessa suposta organização se reveste de exigências desnecessárias. Como acreditar em algo que impede a ação? A BUROCRACIA se torna o recurso daqueles que querem procrastinar.

Ela é antiga, tão antiga… o termo surgiu em 1745, mas também é tão atual, caminha junto da corrupção, considerando que ambas se beneficiam mutuamente. Por vezes, é tão difícil atingir um objetivo, que algumas pessoas não encontram outro caminho, acabam buscando meios, nem sempre lícitos, para facilitar a passagem pela BUROCRACIA, logo surge a temida CORRUPÇÃO.

Eu, pessoalmente, não acredito que ela seja a solução da organização, excesso de regras ! Precisamos de organização! Até a natureza tem suas regras. Porém os processos burocráticos impedem a INOVAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO e tudo aquilo que, de alguma forma, faz parte da AÇÃO PRÁTICA.

O sociólogo Max Weber entendia a burocracia como modelo dominante de uma organização formal. Percebeu em seu tempo que, de fato, ela estava em todas as relações oficiais, como hierarquia, autoridade, condutas oficiais, relações de trabalho e recursos.

No entanto, Weber não realiza uma análise das relações da dinâmica dos pequenos grupos sociais. É neste ponto que gostaria de chegar, pois sabemos que influenciamos a sociedade e a sociedade nos influencia, ou seja, um mecanismo que é utilizado e replicado em qualquer esfera do cotidiano, seja no mais complexo ou no mais simples.

Volto então a chamar a atenção para que percebamos que estamos fazendo isso em todos as áreas de nossa vida, inclusive nos ambientes informais. Precisamos ser cuidadosos e nos lembrar que o que promove a mudança é a ação prática, não é o discurso e muito menos a burocracia.

Talvez não seja possível nos livrarmos desta herança tão antiga de forma fácil, mas os convido a que pelo menos no dia-a-dia, tentemos nos libertar dessas amarras para que as boas mudanças possam acontecer de maneira coesa e próspera.

burocracia

Imagem do Google – Não encontramos autoria

 

 

Compartilhe